Projetos institucionais em desenvolvimento

OS EXPERTS E A SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA
para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990

Apoio financeiro: Edital CNPq – Chamada Universal – MCTIC/CNPq no. 28/2018 – Faixa C

Período de desenvolvimento: 2018-2020

RESUMO

 

O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Para tal vale-se, sobretudo, de aparato teórico-metodológico que mobiliza a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir do inventário desses experts e suas produções para a formação de professores que ensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intenta mapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula em nível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática a estar presente na formação de professores.

 

Palavras-chave: expert, formação de professores de matemática, história da educação matemática, aritmética, curso primário

RESULTADOS ESPERADOS

 

  • Uma base de informações sobre personagens considerados experts – formuladores de propostas, em âmbito oficial, para a formação de professores que ensinam matemática em diferentes estados brasileiros; tal base de dados e informações será disponibilizada, com acesso aberto, na internet, no Repositório Institucional de Conteúdo Virtual da UFSC, onde o GHEMAT Brasil mantém a sua base de dados para a pesquisa (veja-se: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769)

 

  • A elaboração de um conjunto de banners que possam evocar e dar destaque a cada personagem inventariado, mostrando sínteses de sua produção.  O material constituirá um conjunto didático que irá percorrer o país em diferentes eventos de Educação Matemática de modo a fazer circular, dar a conhecer e divulgar a produção do projeto, bem como incentivar novas pesquisas sobre a sistematização de saberes para a docência em matemática nos primeiros anos escolares; a circulação do material será viabilizada tendo em vista a participação de vinte estados brasileiros na pesquisa e, nesses termos, cada estado promoverá evento em que o material (banners) constituirá referência temática.

 

  • Organização de livro impresso e e-book com título (provisório) “Dicionário de Experts no ensino de matemática nos primeiros anos escolares, 1890-1990”. Aproveitando experiência já acumulada pelo GHEMAT Brasil com produção anteriormente elaborada intitulada “Educadoras Matemáticas: memórias, docência e profissão”, publicada em 2013, organizada pelo coordenador deste projeto.

 

  • Elaboração do Documentário “Como ensinar matemática para crianças?”. O documentário tem como objetivo, ao utilizar os resultados da pesquisa, levar a público amplo o conhecimento de experts e da atuação deles na sistematização de saberes para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Buscará mostrar o movimento de transformação das propostas para o ensino de matemática em linguagem acessível a plateias de não especialistas. Esse produto do projeto lançará mão de conhecimento especializado na produção de audiovisuais com a contratação de equipe de trabalho com experiência e conhecimento na produção de documentários didático-científicos.

 

  • Elaboração de artigos para revistas científicas nacionais e internacionais sobre o tema dos experts fazendo circular resultados parciais de finais do projeto. Uma grande quantidade de textos está prevista para ter publicação em revistas de Educação Matemática, de Educação e de História da Educação, tendo em conta que equipes locais, de cada um dos vinte estados, serão mobilizadas para problematizar as referências encontradas no inventário dos experts sobre a formação de professores que ensinam matemática.

GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática

  • w-facebook